Vocês conhecem esse Papai Noel?

Quem foi que falou que Papai Noel é inimigo do Cristianismo porque quer ocupar o lugar do Deus menino na noite de Natal?

Esse Papai Noel interesseiro, corrompido pelo espírito consumista, foi criado pelo comércio e nada tem a ver com o autêntico Papai Noel, que aliás, tem a sua origem no Cristianismo.

Por isso que, quando um Cristão se veste com os trajes do “Bom Velhinho” com o propósito de levar alegria às crianças pobres dos bairros distantes, ou as crianças enfermas dos hospitais, longe de estar sendo profano, ele está na verdade resgatando o verdadeiro Espirito de Natal, que tem o Deus menino, solidário aos homens, em seu centro.

Em Votorantim, o Diácono Paulo Sebastião Vieira – Paroquia Nossa Senhora da Anunciação e dos Arcanjos, deixou por algumas horas a veste diaconal para vestir-se de Papai Noel e realizar-se ao dar presentes e abraçar as crianças de quem vai ao encontro.

No último sábado, dia 07, por exemplo, ele iniciou a primeira parte da sua missão e foi até uma entidade de crianças, que são assistidas pela Unimed. Mas a missão não para por aí, no próximo dia 13 ele fará todo o Hospital da Unimed, visitando os acamados de todos os setores.

E na agenda desse Papai Noel está também marcado a Comunidade de São João, do bairro dos Morros, onde levará alegria às crianças no dia 15 de dezembro, e a missão termina na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação, no dia 21 de dezembro.

O Diácono diz que se sente muito bem fazendo essa ação, que já chegou a fazer quando ainda era leigo, e em época natalina quando percorria, em companhia de sua neta Pietra, vestida de Branca de Neve, alguns bairros carentes de Votorantim, para delírio da criançada que retribuía com acenos, beijos e abraços. “Não há dinheiro que pague a alegria que a gente sente, com o retorno que vem das crianças e das pessoas enfermas que visitamos” – afirmou emocionado o Diácono Paulo.

 

A História de Papai Noel

O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos Estados Unidos e no Canadá no século 19 devido à influência significativa do poema de 1823 “Uma visita de São Nicolau” e do caricaturista e cartunista político Thomas Nast. Esta imagem foi mantida e reforçada através de música, rádio, televisão, livros infantis, filmes e publicidade.

 

Fonte: Pascom

Compartilhe: