Protegidos pela Mãe do Carmo

Celebrar a Festa de Nossa Senhora do Carmo é recordar a poderosa intercessão da Virgem Maria em favor de seus queridos filhos. A história do Carmelo está repleta de relatos em que a ordem e muitos dos seus membros encontraram refúgio e paz ao invocar com fé o auxilio e a proteção de Nossa Senhora. O episódio de 16 de julho de 1251 ilustra bem isso.

No ano de 1251 a ordem sofria uma nova onda de perseguições por parte de católicos que queriam suprimir a ordem carmelitana ou que ela fosse retirada da Europa e voltasse ao Oriente. O então superior geral dos carmelitas, são Simão Stock, homem muito penitente e de intensa vida de oração, convocou um capítulo geral no qual recomendou insistentemente aos irmãos que recorressem a Mãe do Carmo para que viessem em seu auxílio.

Neste mesmo ano a Virgem Maria aparece a são Stock, e lhe oferece o escapulário com estas palavras: “Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno’’.

O privilégio que a Virgem Maria concedeu aqueles que usarem o escapulário devotamente, não permaneceu restrito aos carmelitas, mas se estendeu a todo o orbe católico com o passar dos anos. O uso do escapulário carmelita relembra as vestes brancas, símbolo da pureza e santidade, recebidas no nosso batismo e o compromisso que naquele dia assumimos de amar e servir a Deus de todo o coração, inteligência e força.

O escapulário se torna para nós aquela armadura de Deus com a qual devemos nos revestir todos os dias para resistirmos as insidias diabólicas. Ele recorda que não estamos sós, mas que gozamos da poderosa intercessão da Virgem Maria. Por meio dele nos consagramos a Nossa Senhora do Carmo e passamos a gozar também dos benefícios espirituais ofertados a ordem carmelita. Isso significa que quem usa o escapulário além de desfrutar de uma especial intercessão da Virgem Maria desfruta também de uma especial intercessão dos santos carmelitas, tais como: S. Simão, sta. Teresa de Jesus, s. João da Cruz, sta. Teresinha entre muitos outros santos.

Queridos irmãos quem de nós podendo gozar de tamanho auxílio celestes escolheria enfrentar sozinho as lutas e combates do tempo presente? No dia de hoje invoquemos sem demora a Nossa Senhora do Carmo para que nos proteja do pecado, dos males temporais e nos dê paz nas perseguições.

Artigo: Seminarista Bruno Rolim.

Arte: Stephany Strombeck

Compartilhe: