Presbitério de Sorocaba renova promessas sacerdotais na Quarta-feira Santa

Aconteceu na Quarta-feira Santa, a última missa antes do tríduo pascal, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, conhecida como Missa da Unidade – também é popularmente chamada de “Missa dos Santos Óleos”.

Nessa Missa se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, ou seja, os padres renovam junto ao bispo os seus compromissos sacerdotais, um gesto que faz memória a instituição do Sacerdócio.

Em Sorocaba, a celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Julio Endi Akamine SAC, em 17 de abril, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, com a presença presbitério, diáconos, seminaristas, religiosos e todo o povo de Deus.

Convidando ao povo para se unir em oração, Dom Julio iniciou sua homilia dizendo que é “Cristo quem os escolhe”.

“Este é um dia de memória, pois recordamos o dia da nossa ordenação. Neste chamado, coube a mim apenas responder ‘aqui estou’. Esta escolha vem do Amor inesgotável de Deus e de sua misericórdia, Ele sempre escolhe os pequenos. É missão do sacerdote transmitir a Palavra, praticar o que se ensina, dar exemplos… Que a nós, presbitério de Sorocaba, nunca falte Senhor, o Espírito dos Apóstolos e dos Mártires, um espírito forte, fiel e crente”, disse o arcebispo.

Durante esta celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. O óleo do Crisma leva perfume e a mistura é feita pelo arcebispo durante a Missa.

Semana Santa 2019: veja como foram as celebrações nas paróquias da Arquidiocese de Sorocaba.

Fotos – Santos Óleos: Sthephany Strombeck e João Paulo dos Santos/ Pascom arquidiocesana.