Paróquia Nossa Senhora da Piedade promove Jornada de Oração pela Paz

Entre os dias 6 e 9 de agosto a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Éden, promoveu a Jornada de Oração pela Paz, compromisso assumido na Campanha da Fraternidade de 2018 que refletiu sobre a superação da violência. A data foi escolhida recordando os lançamentos das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945, data bastante significativa para suplicar o precioso dom pascal da Paz.

A Jornada foi aberta com a Eucaristia presidida pelo pároco Pe. William Coimbra, no Centro Social, às 8h da manhã, horário aproximado do primeiro bombardeio com uma bomba atômica sobre Hiroshima que o mundo tristemente assistiu. Por outro lado, esta também é a data da festa da Transfiguração do Senhor, festa que convida todo povo de Deus a transfigurar esse mundo dilacerado, desfigurado pelo ódio, fome, injustiças e mortes.

No anoitecer do dia 7 a Comunidade São Miguel Arcanjo acolheu as outras comunidades para o louvor do anoitecer, com o Ofício Divino das Comunidades com Eucaristia. A celebração foi presidida pelo padre salesiano Eraclides Pimenta. Em sua reflexão falou da beleza da paz que é um trabalho artesanal, feito minuciosamente pelos homens e mulheres de boa vontade. Na tarde do dia 8, mais uma vez no Centro Social, aconteceu o terço com os diversos movimentos marianos e o apostolado da oração da paróquia, implorando à Mãe de Deus, Rainha da Paz, o precioso dom da Paz.

A Jornada foi encerrada na noite do dia 9 com a Via Sacra pela Paz na Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós. O Caminho Doloroso de Jesus unido ao Caminho Doloroso da Humanidade ajudou a refletir que a Paz é fruto da Justiça, que há um compromisso com as futuras gerações, por isso é necessário com todo esforço lutar contra as injustiças e criar um mundo de paz, alicerçado na justiça.

Colaboração: Éder Aono – Paróquia Nossa Senhora da Piedade.