Comentário ao Evangelho do Dia – Terça-feira da 11ª Semana do TC

18 de junho de 2019 08:00 -

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Mt 5, 43-48

No Evangelho de hoje é um chamado a sermos o que nós somos desde o dia do nosso batismo. É um convite muito concreto a crescer no amor filial a Deus Pai.

  • Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus.
  • Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

Somos chamados a desenvolver em nós a filiação divina, que recebemos no batismo. O Espírito Santo em nós nos move para a plenitude da vida filial e cabe a nós nos abrir aos seus impulsos. Deus é amor, e o Espírito faz crescer o amor em nós: amor a todos e amor aos inimigos.

“Amai os vossos inimigos”. Não há uma palavra do Evangelho que revele mais a profundidade do coração de Jesus e o coração do Pai do que essa exigência. É muito mais do que “perdoar os inimigos”. Perdoar um inimigo é já muito, mas Jesus fez muito mais do que isso quando éramos os seus inimigos. Amar significa responder ao ódio com o amor. Jesus não busca a vitória, a realização de seus interesses, as suas vantagens pessoais. Ele deseja somente uma coisa: que o amor se difunda, porque o amor é revelação do Pai. Ele ama os inimigos porque o Pai é perfeito no amor.

Como filhos adotivos somos também chamados a difundir o amor, amor superabundante. Onde não há amor, onde percebemos que não somos amados, esforcemo-nos em pôr o amor. É Jesus que nos dá esse amor do Pai. De fato, só podemos amar como o Pai ama porque é Jesus quem nos dá o seu coração para amar dessa forma.

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Deixe um comentário

Event Information

18 de junho de 2019 08:00 -

Organizer

Location