Comentário ao Evangelho do Dia – Terça-feira 18ª TC – Transfiguração de Jesus

6 de agosto de 2019 08:00 -

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Lc 9,28-36

 

Como o batismo inaugura a vida pública de Jesus, assim a transfiguração dá início à Sua páscoa. Na festa de hoje da Transfiguração do Senhor somos convidados a mergulhar no mistério desse evento acontecido no alto de um monte.

 

A voz do Céu: “este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz” (Lc 9,35) recorda a voz do batismo de Jesus no Jordão. A manifestação de Jesus está estreitamente ligada à sua missão de salvar a humanidade do pecado. Jesus é o Messias esperado, mas a sua realeza se realizará em plenitude no alto da cruz. E é exatamente nisso que está a sua glória. “A transfiguração nos dá uma antecipação da vinda gloriosa do Cristo. Ela nos lembra igualmente que é necessário passar por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”.

 

A transfiguração prepara os apóstolos ao escândalo da cruz. Os discípulos contemplaram a glória de Jesus que se revelou na transfiguração para que pudessem compreender que a Paixão de Jesus era voluntária e de que Ele é a irradiação do Pai. Com efeito, a revelação da glória de Cristo se realiza na sua humilhação da cruz. Jesus vai ao encontro da Sua paixão e da Sua morte exatamente porque é o Filho. É no total abandono à vontade do Pai que Ele alcançará a glória da qual a transfiguração é apenas uma antecipação.

 

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Deixe um comentário

Event Information

6 de agosto de 2019 08:00 -

Organizer

Location