Comentário ao Evangelho do Dia – Sexta-feira da 20ª semana do TC – Santa Rosa de Lima, memória

23 de agosto de 2019 08:00 -

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Mt 13,44-46

 

 

São duas parábolas breves e simétricas e semelhantes. A parábola do tesouro é mais rural, e o da pérola preciosa é mais urbana. As palavras chaves são “encontrar por acaso e encontrar depois de buscar”, “vender tudo” para “comprar o terreno e a pérola”, “tesouro escondido e encontrado”, “pérola buscada e encontrada”.

 

É preciso buscar e procurar para encontrar. Às vezes encontramos sem ter buscado. Mas encontrar não basta. É preciso decidir. Trata-se de investir tudo, de tudo arriscar. A decisão pelo reino não pode ser uma decisão pela metade. O que move para uma decisão de tudo arriscar, porém, é a alegria de possuir o que foi encontrado. Quem encontrou Jesus sabe que a decisão por ele envolve todo o nosso ser, nossa esperança e nosso futuro. É uma decisão exigente, mas o que nos move é a alegria de ser possuído por Ele. O amor de Jesus nos deixa indiferentes a todo o resto. Torna todos os bens relativos.

 

Deus nos dá alegria justamente para nos decidirmos pelo Reino. Por outro lado, o inimigo faz de tudo para nos tornar tristes com a decisão pelo Reino. O tesouro escondido e a pérola preciosa é, em última análise, o próprio Jesus. Nós o seguimos porque a nossa alegria consiste em pertencer a Ele.

 

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

 

Deixe um comentário

Event Information

23 de agosto de 2019 08:00 -

Organizer

Location