Comentário ao Evangelho do Dia – Segunda-feira da 11ª Semana do TC

17 de junho de 2019 08:00 -

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Mt 5, 38-42

Ouvistes o que foi dito, olho por olho dente por dente. A lei do Talião é uma evolução para a humanidade. Evolução que não é suficiente para viver com humanidade, mas uma evolução! Para que se possa viver com humanidade é preciso fazer o que Cristo nos ensina: “dar a outra face”, “deixar que levem o manto”, “caminhar dois quilômetros”. Será que isso é uma resposta adequada ao problema da violência? Se nós não reagimos, não estaremos permitindo que a violência cresça sem limites?

 

Jesus nos pede algo muito simples e também muito exigente. Para vencer a violência, Jesus propõe uma reação surpreendente e eficaz: não pagar o mal com o mal, mas vencer o mal com o bem! O mal só será impedido, se contra ele erguermos o muro do bem. Quando respondemos ao mal com o mal, nós só o reforçaremos.

 

A misericórdia não é contrária à justiça. A misericórdia é o oposto da vingança, mesmo que se trate de uma vingança controlada e equivalente ao mal recebido. A vingança não pode frear o mal. Somente o bem pode se opor ao mal e impedir a sua propagação.

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

 

Deixe um comentário

Event Information

17 de junho de 2019 08:00 -

Organizer

Location