Comentário ao Evangelho do Dia – Quinta-feira 15ª semana TC

18 de julho de 2019 08:00 -

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Mt 11,28-30

Jesus conheceu o cansaço e por isso ele entende as nossas canseiras por tê-las experimentado em sua própria carne. De fato, certa vez, ele chegou na cidade de Sicar, ao meio-dia e se sentou junto ao poço cansado. Em outra ocasião, Jesus dormia a sono solto enquanto os discípulos se desesperavam com medo da tempestade. Em outra ocasião, ele disse aos discípulos cansados: “vamos para um lugar deserto, para descansar um pouco”.

 

Nós também, muitas vezes, experimentamos a canseira pelo trabalho fatigante e pelos poucos resultados. Sentimo-nos oprimidos pela fadiga e pelas tribulações. Mas Jesus conhece as nossas canseiras por dentro. O que fazer quando estamos cansados? Primeiramente é preciso levar em conta o cansaço e descansar. Mas é também preciso fazer o que Jesus nos recomenda: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.

 

Como podemos repousar, se temos que tomar sobre os ombros um jugo? O jugo lembra o trabalho fatigante dos campos; é o jugo dos bois que estão atrelados ao arado. Como podemos encontrar descanso, se precisamos tomar nos ombros o jugo? Mais ainda. Jesus fala que devemos “aprender”. Aprender também implica esforço.

 

Mas é preciso entender que o jugo de Jesus é o amor. Se não recebermos o amor de Cristo, os nossos esforços e trabalhos serão vazios de significado. Se as nossas canseiras não estiverem animadas pelo amor de Jesus, elas nos levam ao desespero. Nós devemos aprender de Jesus, ou melhor, aprender a ser como Jesus, humilde e manso de coração. Se carregamos o jugo de Jesus, aceito com amor e levado com a sua ajuda, veremos como ele de fato é leve e o seu peso é suave.

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

 

Deixe um comentário

Event Information

18 de julho de 2019 08:00 -

Organizer

Location