Comentário ao Evangelho do Dia – Martírio de João Batista, memória

29 de agosto de 2019 08:00 -

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Mc 5,17-29

 

 

O texto de hoje é bastante conhecido. A dança cheia de alegria da filha de Herodíades, mas que está a serviço da morte de João Batista. João é um profeta e, mesmo que perca a própria vida pela sua fidelidade, o seu testemunho se perpetuou na história da humanidade e chegou até nós.

 

Herodes Antipas tinha mandado prender João por causa de Herodíades. Ele tinha se separado de sua mulher e tomou por esposa a sua cunhada ferindo a lei de Deus. João Batista não se cala porque no seu coração pulsa a justiça de Deus. O direito, a justiça, o amor e a misericórdia não podem ser vendidos nem recua ante o abuso do poder e a tirania. João Batista denuncia o adultério do rei Herodes: o pecado do soberano ameaça arrastar toda a nação ao mesmo pecado.

 

Cheia de ódio, Herodíades não somente trama contra João Batista, mas exige uma morte que sirva de demonstração contra qualquer oposição semelhante à do profeta. Pedir a cabeça de João Batista num prato não é somente um ato cruel, é um aviso para todo aquele que quiser se opor ao tirano e ousar criticar o seu comportamento.

 

Podemos até pensar que Herodes tenha agido por fraqueza, pressionado por Herodíades. De fato, o texto diz que ele gostava de ouvir João Batista e o protegia. Mesmo que tenha ficado triste com a decapitação do profeta, a sua simpatia era superficial e não foi capaz de fazer Herodes mudar de vida. Seu comportamento marcado por artimanhas políticas, maldade e abuso de poder não pode dar bom fruto.

 

Hoje nós celebramos o martírio de João Batista. Não celebramos a sua morte, mas seu nascimento para a vida eterna. Ele morre, mas o seu testemunho continua vivo. O evangelho de hoje nos mostra a diferença que há entre a morte e o martírio. O mártir testemunha na sua morte que o amor está no início e no fim de sua vida.

 

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

 

Deixe um comentário

Event Information

29 de agosto de 2019 08:00 -

Organizer

Location