Comentário ao Evangelho do Dia – 27 de fevereiro

27 de fevereiro de 2019 08:00 -

27/02 – Quarta-feira da 7ª Semana TC – Mc 9,38-40

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Esta breve passagem do Evangelho nos oferece uma lição importante. João, falando em nome dos outros apóstolos, explica para Jesus: Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue.

Os apóstolos têm consciência de ser um pequeno, mas autêntico rebanho de Cristo. Nisto João tem razão. Os apóstolos pertencem a Jesus, e para segui-lo é preciso estar com Ele. Por isso parece lógico proibir os que não são do grupo dos apóstolos invocar o nome de Jesus para algum benefício. Mas essa não é a lógica de Jesus.

Por isso Jesus respondeu: Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor.

Os apóstolos, de fato, pertencem a Cristo, mas isso não lhes dá o direito de pensar e agir como se Jesus fosse propriedade deles. Eles estão em uma relação de intimidade com Jesus, mas isso não lhes dá monopólio algum sobre Cristo e sobre a sua graça. Deus age também através de outros canais e meios. E se Deus age para além do meio visível da Igreja, isso deve ser motivo de alegria e não de inveja ou de tristeza.

Muitas vezes pretendemos ter o monopólio de Jesus, uma vez que somos membros da Igreja. Mas Cristo não pode ser monopolizado sequer pela Igreja Católica.

Todas as pessoas que receberam algum dom de Deus, mesmo que não o tenham recebido por intermédio da Igreja Católica, são também nossos irmãos; mesmo as pessoas que são contra nós podem possuir algo de bom dado por Cristo. De fato, devemos aprender sempre de Jesus, que o Pai faz chover sobre bons e mais, faz nascer o sol sobre justos e injustos. Não é o fato de serem inimigos dos cristãos, que tais pessoas não possam receber de Deus graças imerecidas. Afinal também nós recebemos de Deus graças sem merecimento algum de nossa parte.

Devemos, portanto, nos alegrar com todos os pequenos ou grandes bens que Deus não deixa faltar a ninguém: também aos que são contra nós, que nos perseguem e se opõem a nós. Peçamos ao Senhor um coração grande que sabe se alegrar com o bem que está nos outros.

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Deixe um comentário

Event Information

27 de fevereiro de 2019 08:00 -

Organizer

Location