Comentário ao Evangelho do Dia – 24 de fevereiro

24 de fevereiro de 2019 08:00 -

24/02 – 7º Domingo do TC Ano C – Lc 6,27-38

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam.

Essa ordem de Jesus continua nos causando impacto e escândalo. O que fazer? Cancelá-las do Evangelho? Apagá-las da nossa consciência? Deixá-las para tempos melhores?

Em um contexto de violência e de grande insegurança social, em meio ao terrorismo e a criminalidade crescente, no contexto da agressividade verbal incontida e disseminada da internet, as palavras de Jesus parecem fadadas ao fracasso e à indiferença com algo ultrapassado ou romântico.

Diante do inimigo não mudou muito a tendência normal das culturas do passado e do presente: Considero como norma estabelecida que alguém deve procurar prejudicar seus inimigos e se pôr a serviço dos seus amigos” (Lísas, séc. V a.C).

Por isso, é preciso manter o mandamento de Cristo como monumento visível para os tempos de hoje.

Amar o inimigo não é primeiramente um sentimento de afeto e de carinho para com ele. Trata-se de agir sempre procurando o seu bem concreto. Ante o inimigo, o cristão mantém uma atitude de respeito pela sua dignidade por mais desfigura que ela se apresente.

Há situações que esse amor aos inimigos parece impossível. Na realidade o amor ao inimigo é impossível sempre, se não formos ajudados pela graça divina. De qualquer forma, é exatamente quando nos sentimos mais feridos pelo inimigo é que devemos nos lembrar de que nós vivemos do perdão de Deus. Ele nos salvou quando éramos seus inimigos.

Somente quem reconhece com verdade quanta ferida já provocou ao coração de Jesus e mesmo assim continha sendo amado, pode, com a ajuda do mesmo Jesus ferido, amar aqueles que nos ferem gravemente.

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Deixe um comentário

Event Information

24 de fevereiro de 2019 08:00 -

Organizer

Location