Comentário ao Evangelho do Dia – 15 de março

15 de março de 2019 08:00 -

15/03 – Sexta-feira da 1ª semana da quaresma

Mt 5,20-26

Na liturgia de hoje o tema principal é o da conversão. Estamos ainda a caminho, temos ainda tempo para a nossa conversão. Ainda não estamos diante do Juiz para sermos julgados. Ainda estamos a caminho e ainda podemos fazer um acordo com o nosso adversário.

Quem é o nosso adversário? Nosso adversário é o irmão com o qual não vamos de acordo. Por isso o evangelho de hoje nos exorta com clareza a nos reconciliar com o irmão antes que seja tarde demais.

O adversário é também, de certa forma, Deus. Deus? Por que? Deus é nosso adversário quando estamos no pecado! Por isso, o Evangelho nos exorta também a nos reconciliar com Deus. Podemos nos reconciliar com Deus porque o que Ele mais deseja é a nossa salvação. Deus não tem alegria nenhuma com a nossa perdição. A grande tentação proveniente do espírito do mal é de que é inútil buscar a conversão porque é impossível. É o espírito do mal que quer nos fazer crer que não podemos sair de nosso pecado.

Ao contrário, a Palavra de Deus proclama que Deus deseja a nossa conversão e a nossa salvação.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais