Comentário ao Evangelho do Dia – 4 de janeiro

4 de janeiro de 2019 08:00 -

04/01 – Sexta-feira do Tempo do Natal Antes da Epifania

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

A narrativa do Evangelho de hoje é muito esquemático e nos deixa com um desejo de conhecer muitos detalhes que o texto não nos fornece. Isso pode nos causar uma certa decepção: gostaríamos de saber como era a casa de Jesus, que impressão isso causou nos discípulos, o que eles conversaram naquele dia, etc. Mas o evangelista, exatamente porque é inspirado, não nos contou tudo, mas somente o essencial e o que é importante para a nossa salvação.

João Batista aponta para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele não diz nada mais. De fato, ele é o precursor, ele prepara o caminho para Cristo. Ele não retém os discípulos consigo mas os envia a Jesus.

Jesus pergunta aos dois discípulos que o seguem: o que procurais? Eles respondem: Mestre, onde moras? Essa é a busca do verdadeiro discípulo: saber onde habita Jesus, encontrar o seu lugar e ir até lá para permanecer com Ele.

Jesus convidou os dois discípulos: Vinde e vede! O Evangelho não dá detalhes dessa visita: quanto tempo passaram juntos, se era longe ou perto de onde estavam, como era a habitação de Jesus, sobre o que conversaram… só diz que eles foram e viram onde Jesus morava e que permaneceram aquele dia com Jesus. O evangelista não dá outros detalhes porque o importante é que eles foram e permaneceram com Jesus. Isso é o essencial! O essencial para nós é permanecer com Jesus; é estar com ele! Para que possamos estar com Jesus é preciso que o sigamos na pobreza, na misericórdia e na vida do evangelho.

Onde moras? Essa é a nossa busca fundamental: estar sempre com Jesus, não importa se, para estar com Ele, devamos enfrentar e suportar a pobreza e os sofrimentos. Se Jesus estiver na alegria, devemos estar na alegria. Se Jesus estiver na tristeza, devemos acolher o seu convite em permanecer com Ele no sofrimento e na provação. Ele Jesus estiver na ação, devemos agir com Ele; se Ele, pelo contrário, deseja que estejamos na doença, permaneçamos com Ele na enfermidade.

Neste início de ano, peçamos a Jesus esta grande graça: a de buscar sempre o Senhor para estar sempre com Ele; de buscamos o Senhor em todas as coisas para o encontra-lo em tudo.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Deixe um comentário

Event Information

4 de janeiro de 2019 08:00 -

Organizer

Location