Comentário ao Evangelho do Dia – 03 de dezembro

03/12Segunda-feira – 1ª Semana do Advento

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

O tempo do advento nos convida a receber Cristo que vem. O Evangelho de hoje nos diz como devemos ir ao encontro de Cristo que vem.

Devemos, antes de tudo, ter consciência de nossas necessidades. O centurião romano tinha necessidade do socorro de Jesus em favor de seu servo doente. Também nós devemos tomar consciência das nossas verdadeiras necessidades.

Outra atitude do advento é a humildade. Mesmo que estejamos muito necessitados da ajuda do Senhor, nós não somos dignos de que Cristo se incomode conosco. O centurião mostra a sua humildade com estas palavras: “Senhor, eu não sou digno”.

Outro comportamento do advento é a fé: saber que o Senhor tem seus modos de agir, de vir ao nosso encontro e que eles são muito diferentes daqueles que nós imaginamos. O centurião renunciou a toda pretensão de impor a Jesus o modo de curar o seu servo: “Dize uma só palavra…”.

Nesta eucaristia procuremos ampliar em nós as nossas necessidades. Sintamos como nossas as necessidades do mundo e dos pobres. Que a nossa oração não se limite somente ao nosso horizonte pessoal. Que a nossa oração alargue nosso coração com as dimensões do mundo dos pobres. Que neste advento abramos nosso coração para todos os autênticos desejos da humanidade a fim de que eles encontrem em Cristo a sua satisfação plena.

Peçamos a Cristo que nos ajude em nossa fé a fim de que saibamos acolhê-lo como e quando Ele deseja se apresentar.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: