Comentário ao Evangelho – Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa – 18/04/2024

Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa

Jo 6,44-51

Ninguém pode vir até mim se o Pai, que me enviou, não o atrair”. Esta frase exprime um duplo movimento: o Pai manda Jesus; o Pai atrai as pessoas para Jesus. É um movimento que produz um encontro. Nesse encontro, o Pai tem a iniciativa.

Jesus acende em nós o desejo de sermos dóceis a Deus, de sermos instruídos por Deus. “Está escrito nos profetas: ‘e todos serão ensinados por Deus’”. Docilidade a Deus não é sinônimo de alienação, de privação da liberdade. Pelo contrário, docilidade é a condição para ir até Jesus: é necessário ouvir os ensinamentos do Pai para sermos atraídos a Jesus: “Quem ouviu o Pai aprendeu dele e vem a mim.”

O Pai, agindo em nós, forma sentimentos que são os sentimentos de Cristo e é por isso que o encontro se torna possível: ele nos atrai em direção a Jesus. O Pai nos ensina a viver no desinteresse, na abnegação do amor e assim somos guiados a compreender a paixão e a ressurreição de Cristo: entendemos que a paixão é uma grande obra de amor e que a ressurreição é o seu resultado divino.

Somos atraídos para Jesus se nos tornamos semelhantes a Ele com a nossa docilidade à ação do Pai em nós.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

https://youtu.be/V61pgbK8Mwg

Compartilhe: