Comentário ao Evangelho – Terça-feira 17/12/2019

3ª Semana do Tempo do Advento – ANO A

Mt 1,1-17

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Acabamos de ouvir a genealogia de Jesus segundo Mateus. Causa-nos um pouco de aborrecimento ouvir essa longa série de nomes dos antepassados de Jesus. Por que ler essa genealogia que parece não ter importância nem conteúdo teológico para o nosso nutrimento espiritual? Será que é assim mesmo? A genealogia não tem importância nem conteúdo espiritual?

Pense um pouco na sua própria história. De quem você veio? A resposta é evidente: de um pai e uma mãe: são duas pessoas. Os seus pais vieram dos seus avós: são mais quatro pessoas. Continuemos fazendo as contas.

  • Bisavós: 8
  • Trisavós: 16
  • Tetravós: 32
  • Pentavós: 64
  • Hexavós: 128
  • Heptavós: 256
  • Octavós: 512
  • Eneavós: 1.024
  • Decavós: 2.048

Até aqui são 11 gerações, com 4.094 ancestrais…Isto tudo em, aproximadamente, 300 anos antes de nascermos! Pare por um instante e pense! Quem foram eles? Quantas lutas eles tiveram que travar? Por quanta fome passaram? Quantas guerras viveram? A quantas vicissitudes os nossos antepassados sobreviveram? Quanto amor, força, alegria e coragem eles nos legaram? Quanto da força deles está dentro de você hoje? Tudo o que eles viveram e sofreram de alguma forma está inscrito na sua carne hoje. Para que você estivesse vivo, foi necessário que eles passassem por tudo isso.

Se você pegar cada nome da genealogia e pesquisar na Bíblia a história pessoal dele, você cairá na conta de que a “carne” de Jesus carrega todo esse peso da história da salvação, feita de fé, amor, heroísmo e também de muito pecado. A genealogia de Jesus nos faz tomar consciência do que significa a confissão de fé: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.

A genealogia de Jesus é para nós uma síntese maravilhosa de toda a milenar história da salvação. Uma história feita de tanto pecado e maldade, mas que foi conduzida por Deus até chegar a Maria e a Jesus. Deus preparou todas as gerações em vista do nascimento de Jesus. Para que recebêssemos Jesus Cristo foram necessárias essa sucessão de gerações e, principalmente, a ação de Deus.

Nesse sentido chamo a atenção para um detalhe que não é de pouca importância. Na genealogia a cada um dos ancestrais de Jesus se aplica duas vezes o verbo “gerar”: uma vez como “filho”, e outra como “pai”. Tomemos como exemplo Isaac: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó. Esse esquema se repete até chegar em José. Em relação a José acontece algo inesperado. Dele se diz que: “Jacó gerou José”, mas não se diz que José gerou Jesus. Diz-se somente que José foi o “esposo de Maria”, e que de Maria “nasceu Jesus, que é chamado Cristo”. Em vez de dizer que José gerou Jesus, o esquema se interrompe abrindo para a surpresa do que aconteceu por meio de Maria e pela ação do Espírito Santo.

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: