Comentário ao Evangelho – Terça-Feira 09/06/2020

3a feira da 10ª. Semana TC

Mt 5, 13-16

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O evangelho de hoje está ligado às bem-aventuranças. Por isso é importante nos lembrar das bem-aventuranças para entender bem o que Jesus quis dizer.

Vós sois o sal da terra. Agindo de acordo com as bem-aventuranças e dando o testemunho do evangelho, os discípulos de Jesus dão sabor novo à vida neste mundo. Mas o sal pode

perder o sabor, pode se tornar insípido. Por isso o que nós somos por graça pode ser perdido, se não estivermos vigilantes, se não crescermos todos os dias realizando a vontade de Cristo.

Vós sois a luz do mundo. Nós não temos luz própria. A nossa luz é Cristo. Ele é a luz do mundo. Mas Jesus nos concedeu a graça de iluminar os outros com a luz que é Ele mesmo. Essa é a graça. Mas essa graça reclama a nossa responsabilidade, porque não transmitimos a luz de Cristo como meros instrumentos, nós fazemos brilhar a luz de Cristo, quando pessoalmente nos deixamos iluminar por Cristo e quando pessoalmente praticamos as obras da luz. Nós transmitimos a luz de Cristo porque a nossa união com Cristo nos torna luz do mundo.

A vida cristã é graça e responsabilidade. Graça porque tudo recebemos de Deus. Jesus diz que os discípulos são sal da terra e luz do mundo. São sal e luz por graça de Jesus. Nós não somos sal e luz por nós mesmos. Recebemos de Jesus o sal; recebemos a luz que é Jesus. Mas nós comunicamos o sal de Jesus e a luz de Jesus não como meros instrumentos. Nós não somos meros instrumentos que Jesus usa: nós somos seus discípulos.

Por isso só transmitimos o sal e a luz de Jesus se pessoalmente somos sal da terra e luz do mundo. Só transmitimos Jesus, sal e luz, se nós pessoalmente vivemos como sal e como luz.

Para ser luz do mundo e sal da terra, portanto, é preciso a humildade. É preciso realizar as obras de luz para que as pessoas vendo as nossas boas obras glorifiquem o Pai que está no céu. Prestemos atenção! Não se trata de ser glorificado ou de buscar honraria para nós. Tudo fazemos para que o Pai seja glorificado.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: