Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 16/10/2020

Sexta-feira da 28ª Semana do TC

Lc 12, 1-7 

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. A hipocrisia é o comportamento de aparecer de maneira diferente do que realmente somos. Esse comportamento de hipocrisia pode ter como causa dois motivos: o desejo de ser considerado pelos outros mais santo do que realmente é, ou então, o medo que foge dos perigos. É a tática dos fracos sem proteção ou dos fortes que querem oprimir os outros.

Para evitar esse pecado, Jesus aponta a misericórdia de Deus. Ela nos preserva da hipocrisia com o seu perdão generoso. Deus nos perdoa com a condição de que confessemos as nossas culpas como realmente elas são, sem querer ser melhores do que somos de fato. Se formos simples, podemos ir ao encontro do Pai com a humildade e a segurança de sermos perdoados no amor. A hipocrisia, pelo contrário, impede que tenhamos acesso à misericórdia divina e que a recebamos.

Para superar o medo que nos leva à hipocrisia, Jesus nos ensina a não ter medo, porque Deus nos protege dos verdadeiros perigos. Devemos ter confiança, não devemos nos esconder de nada. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

A hipocrisia é uma grande escravidão. Ela nos faz escravos de nossa própria imagem e do papel que imaginamos desempenhar. Assim vivemos sempre escondidos atrás de muitas máscaras, sem naturalidade e sem liberdade. É exatamente dessa alienação que Jesus deseja nos libertar.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: