Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 23/07/2020

Quinta-feira 16a Semana

Mt 13, 10-17

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Parece que Jesus não deseja a conversão de todos. Parece que Jesus fala em parábolas exatamente para manter alguns na ignorância e no erro. Assim eles não têm como se converter e se salvar. Essa é a impressão!

O que significa ver sem enxergar e ouvir sem compreender? Esse é o comportamento dos adversários de Jesus: ouvem a sua pregação, mas a escutam de má vontade e não aceitam. Eles veem os milagres de Jesus, mas atribuem tais milagres ao poder do príncipe dos demônios, e ainda por cima exigem que Jesus realize um sinal vindo do céu.

Essa é a cegueira de quem não quer ver. Essa é a surdez de quem tapa os ouvidos para não ouvir. É a cegueira culpável: não querem ver o que é evidente para não enxergar. É a surdez voluntária e pecaminosa: não querem entender o que ouvem com clareza.

Também nós devemos tomar cuidado. Nós ouvimos a Palavra, mas podemos deturpar o seu significado em favor de nossos interesses. Ouvimos a Palavra de Deus, mas a entendemos de modo superficial. Recebemos tantas graças de Deus, mas não enxergamos o que está debaixo do nosso nariz e não correspondemos aos dons de Deus.

É preciso ver em profundidade: reconhecer o amor de Deus presente em nossa vida e corresponder a esse amor. É preciso ouvir com inteligência do Espírito: Ele nos fala para que possamos nos salvar. Para ouvir e ver de verdade é preciso se converter, é preciso mudar nossa má vontade em boa vontade, é preciso mudar a nossa superficialidade em verdade profunda do coração.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: