Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 12/11/2020

Quinta-feira da 32ª Semana TC

Lc 17, 20-25


Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Muitos perguntam: Quando Jesus retornará? É o mesmo que perguntar: quando virá o Reino? O evangelho que ouvimos responde a essas perguntas com três afirmações.

Como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Assim será a vinda do juiz à terra, surpreendendo todos, sem dar tempo para se preparar. Não é que Deus não queira que estejamos preparados. É exatamente o contrário! Ele ameaça vir sem aviso e sem dar tempo para a preparação exatamente para que isso não aconteça. Fomos avisados, por isso, cabe a nós a vigilância!

O Reino de Deus não vem ostensivamente. Muitos querem ficar calculando os tempos e pretendem identificar em sinais ostensivos da vinda do Reino. Mas esses cálculos e previsões são somente fruto de uma curiosidade inútil e prejudicial.

O Reino de Deus está entre vós. Ficar prevendo o tempo da chegada do Reino é inútil porque o Reino já está presente. Assim o futuro definitivo de Deus já se realizou na Páscoa de Jesus. Deus veio no seu Filho e é preciso que nós o reconheçamos. Assim o que realmente importa é seguir Jesus no seu caminho de morte e ressurreição.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: