Comentário ao Evangelho do Dia – 20 de setembro

(20 de setembro – quinta-feira da 24ª semana do TC)

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Destaco somente uma das maravilhas do evangelho que ouvimos hoje. Na verdade, foi o próprio Jesus que pôs em destaque: a fé da pecadora na misericórdia divina. É uma fé grande, porque são muitos os obstáculos entre essa pobre pecadora e Deus. Mas graças à sua fé, o Senhor não somente os destruiu todos, mas também lhe deu a paz.

Muitas vezes, quando pecamos não temos a mesma fé na bondade misericordiosa de Deus. Não pensamos na misericórdia divina, mas olhamos nosso pecado. Fixamos nosso olhar não em Deus, mas naquilo que precisamos cancelar.

O evangelho de hoje, nos ensina que não podemos mudar nada de nosso passado; nem o arrependimento mais dolorido, nem a morte podem cancelar o pecado cometido. O único que pode cancelar a nossa culpa é Deus. Somente Jesus tem o poder de perdoar os pecados. Quando caímos no pecado, a fé nos faz pensar mais na misericórdia, no amor de Jesus, do que à nossa indignidade. Somente a misericórdia pode cancelar a nossa culpa, por isso o arrependimento deve nos abrir ainda mais à fé em Deus.

Compartilhe: