Capela Nossa Senhora dos Remédios tem Missa em ação de graças pelo Dia do Médico

No dia 18 de outubro, Dia de São Lucas, o padroeiro dos médicos, o arcebispo Dom Julio presidiu Missa em ação de graças na Capela Nossa Senhora dos Remédios, na Santa Casa de Misericórdia. No serviço do altar estava o Diácono Sartorelo e participaram fiéis e familiares de pessoas internadas na Santa Casa.

GALERIA DE FOTOS: MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO DIA DO MÉDICO – CAPELA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS (SANTA CASA)

Homilia

Dom Julio ressaltou a festa do Evangelista São Lucas:

“O Evangelho de São Lucas pode ser considerado o Evangelho de Nossa Senhora, somente ele transmitiu o evento da Anunciação, da Visitação, narrou cenas do Natal, a apresentação de Jesus no templo de Jerusalém.

Também podemos considerar Lucas, o Evangelista do Coração de Jesus porque ele é o evangelista das parábolas – do Filho Pródigo, da dracma perdida… Ele é também o evangelista da caridade, somente o seu evangelho nos narra a parábola do Bom Samaritano. Ele nos fala do amor de Jesus pelos pobres de uma maneira muito afetuosa, escreve a acolhida da pecadora na casa de Simão o fariseu, retrata a bondade com Zaqueu o chefe dos publicanos.

São Lucas é o evangelista da confiança, da paz, da alegria – em uma palavra podemos dizer que ele é o Evangelista do Espírito Santo. Nos Atos dos Apóstolos ele cria uma formula que se tornou algo muito característico: “A comunidade era um só coração e uma só alma”. Bonita expressão que descreve a unidade da Igreja primitiva.

Nós só podemos estar unidos em um só coração se formos desapegados, se de fato formos como Jesus atentos aos mais pobres. Quando não tivermos no coração a ambição e a ganância, idolatria ao dinheiro, aí é possível ter uma comunidade de um só coração.

Ele também é quem narra a missão dos setenta e dois discípulos descrito no Evangelho de hoje. Eles são mensageiros do amor de Cristo, ora, eles só podem anunciar o Amor se eles viverem o Amor. Não podem exigir dos outros aquilos que eles não vivem para si. Não podem pretender que os outros vivam o Amor se eles não vivem. Por isso Jesus os enviou dois a dois.

Há muitos outros tesouros na obra de São Lucas, o Evangelho e os Atos dos Apóstolos. Hoje queremos agradecer a Deus o dom que Ele nos dá através das obras de São Lucas, que possamos receber essas riquezas e fazer aquilo que nos é característico, nos entregar totalmente ao Senhor, ser discípulos de Jesus prontos a carregar a cruz do outro. Assim o nosso Amor será autêntico e nos trará os frutos do Espírito – da paz, da alegria, da benevolência. Hoje rezamos também por todos os médicos, principalmente os que trabalham nesta Santa Casa, que eles como São Lucas tenham grande amor a Nossa Senhora, tenham grande amor aos mais pobres, sofredores e doentes. Peçamos a intercessão de São Lucas por todos os médicos!

 

Compartilhe: