Agosto: mês vocacional

A celebração do mês vocacional teve origem logo após o Concílio Vaticano II com o objetivo conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, durante um período de crise das vocações.

Dom Aloísio Lorscheider, então bispo de Novo Hamburgo/RS, instituiu uma comissão para criar um diretório vocacional para a diocese. Em 1970 surgia a primeira experiência e em 1981, a Assembleia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. O Primeiro Congresso Vocacional do Brasil aconteceu em setembro de 1999.

Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional explica que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se o sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à vocação para a vida em Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação para os ministérios e serviços na comunidade. “É preciso criar em toda a comunidade esse espírito orante para as vocações”, aponta o padre.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis ressalta, em seu artigo para a CNBB, que há uma vocação que não pode ser esquecida: a dos fiéis leigos e leigas.

Eles, através do exercício de ministérios não ordenados, se fazem presentes nas comunidades eclesiais e no mundo, se dedicam à evangelização na família, no trabalho profissional e no seu ambiente social, para santificar o mundo e fazer com que ele deixe de ser a cidade dos homens para tornar-se a cidade de Deus. Dentre os diferentes ministérios leigos, o último domingo de agosto destaca a catequese, comemorando o dia dos catequistas”, diz.

O tema vocacional é, de modo especial, voltado para os jovens – destaca o Cardeal. “É um apelo para que todos procurem ouvir a voz de Deus e dizer sim ao seu chamado para servirem concretamente ao seu Reino. O Papa Francisco, em sua homilia da Santa Missa para a 28ª JMJ, afirma: ‘Não tenham medo! Quando vamos anunciar Cristo, Ele mesmo vai à nossa frente e nos guia. Ao enviar seus discípulos em missão, Jesus prometeu: “Eu estou com vocês todos os dias’ (Mt 28,20). E isto é verdade também para nós! Jesus nunca deixa ninguém sozinho! Sempre nos acompanha”.

4º Congresso Vocacional

Este ano, o Mês Vocacional está em consonância com 4º Congresso Vocacional do Brasil que vai acontecer de 5 a 8 de setembro de 2019, em Aparecida/SP. O tema será “Vocação e discernimento”.

Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral. De lá para cá, todos os anos alguma temática tem sido trabalhada.

“O mês vocacional será um mês em que eu convido a todos a levar as preces em prol do 4º Congresso Vocacional do Brasil, que será um momento muito importante para a Igreja no Brasil”, afirma padre Elias.

Com informações de CNBB e Canção Nova.

> >  São João Maria Vianney, Padroeiro dos sacerdotes

> >  A vocação de ser pai