5 fatos sobre a devoção mariana em Portugal, a próxima sede da JMJ

No encerramento da Jornada Mundial da Juventude no Panamá 2019,  após a Missa de Envio, foi anunciado o país-sede da JMJ 2022: Portugal, um país predominantemente católico.

Segundo pesquisa publicada pela Universidade Católica Portuguesa em 2017, mais de 80% dos portugueses são cristãos, sendo que 79,5% professam a fé católica.

Apesar de a sede da JMJ 2022 ser Lisboa, capital de Portugal, o país guarda uma das devoções marianas mais populares no mundo, que é Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Papa Francisco rezando na Capelinha das Aparições, em Fátima / Foto: Rádio Vaticano.

5 fatos sobre a devoção mariana em Portugal

1- Devoção mariana aos sábados

Lúcia, uma dos três pastorinhos, decidiu ir para um convento na Espanha em 1925, onde recebeu algumas revelações para completar a mensagem de Fátima. As revelações se tratavam da insistência à devoção a Nossa Senhora durante os sábados – o objetivo da devoção é fazer um ato de reparação às blasfêmias contra Maria.

2- Consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria

Em 31 de outubro de 1942, Papa Pio XII consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria devido às solicitações de irmã Lúcia. Era o ano do 25º aniversário da aparição de Nossa Senhora em Portugal.

3- Visita da imagem de Nossa Senhora

Há em vários lugares o costume de levar capelinhas ou imagens de Nossa Senhora de Fátima a casas e comunidades como uma visita peregrina. Em 1942, iniciou esse costume de levar a imagem de Fátima (feita de acordo com as orientações de irmã Lúcia), que fica na Capelinha das Aparições, a vários locais de Portugal e também da Espanha.

Procissão Luminosa em Fátima – Portugal.

4- Nossa Senhora pediu para se rezar o terço

Este foi um pedido feito por Nossa Senhora numa das aparições aos pastorinhos: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

5 – Em Fátima, tem oração e procissão todo dia

Atendendo ao pedido de Nossa Senhora, no Santuário de Fátima, em Portugal, todos os dias há uma famosa procissão luminosa, precedida da oração do terço, com saída e chegada na Capelinha das Aparições.

Com informações de Portal A12.com

Compartilhe: