Sorocaba presente no II Encontro Nacional da Pastoral do Empreendedor

 Aconteceu nos dias 02 e 03 de novembro de 2018 o II Encontro Nacional da Pastoral do Empreendedor na cidade de São Paulo. Realizado no Centro de Formação Sagrada Família e conduzido pela coordenação nacional, o Encontro teve como principal desafio discernir formas de expansão e os meios de implantação de novas pastorais.

O Evento contou com a participação de coordenadores da PE de todo o país com representantes de Curitiba/PR, Maringá/PR, São Paulo/SP, São José do Rio Preto/SP, Jundiaí/SP, Presidente Prudente/ SP, Mogi Guaçu/SP, Santo André/SP, Cuiabá/MT, Goiânia/GO, Vitória/ES, São João dos Patos/MA, Brasília/DF, Ariquemes/RO, Salvador/BA e de Sorocaba/SP esteve presente Alexandre Wodevotsky – coordenador da PE na cidade.

O II Encontro teve início no dia 02 às 18h com a missa de abertura celebrada pelo Frei Rogério Soares, fundador da Pastoral e atual diretor espiritual. As atividades seguiram com a acolhida de todos os presentes por Ricardo Vencato, coordenador da Pastoral, que apresentou o vídeo enviado pelo Bispo referencial da Pastoral do Empreendedor, Dom Murilo Krieger. O bispo lembrou, neste ano do laicato, a importância de todos sermos pastores do rebanho de Cristo e que devemos nos perguntar “o que podemos fazer por aquelas pessoas que não conseguem se ajudar sozinhas?”. Logo após foi feita a recapitulação da ATA do I Encontro Nacional ocorrido em 2017.

O segundo dia de Encontro foi mediado pelo Padre Joãozinho, scj, assessor espiritual da pastoral e iniciou-se com a rica partilha das experiências das pastorais locais. Padre Joãozinho enfatizou que a missão da Pastoral do Empreendedor é cuidar pastoralmente da pessoa do empreendedor, do ser humano que é o primeiro a chegar na empresa e o último a sair, evangelizar também sua família, e consequentemente seus clientes e fornecedores, ressignificando o humano dentro das empresas. Também foi ressaltado que cuidar pastoralmente é envolver-se com a dificuldade do empreendedor, sendo a presença de Jesus em sua vida.

Itens importantes do capítulo VII da Doutrina Social da Igreja foram apresentados e explicados pelo Frei Rogério, que também abordou o tema da 4ª Revolução Industrial ressaltando que “o ser humano precisa se reconectar a si mesmo, não sendo possível para o homem viver na mesma velocidade das máquinas”. Após o almoço foi apresentado o novo modelo do site da Pastoral que estará no ar nos próximos dias no endereço www.pastoraldoempreendedor.org.br

O Encontro seguiu com a fala do vice coordenador Daniel Godri Jr. que explanou sobre como implantar, divulgar e ampliar as ações das pastorais locais enfatizando que devemos cuidar do modo como o valor da Pastoral é percebido sendo “preciso cuidar da embalagem (as ações desenvolvidas pela pastoral do empreendedor) para que as pessoas possam chegar à sua essência (que é a espiritualidade)”.

No plenário final todos os presentes puderam indicar sugestões para o crescimento, aperfeiçoamento e a expansão da Pastoral do Empreendedor em todo o Brasil.

O II Encontro Nacional encerrou-se com a Missa celebrada pelo Padre Joãozinho, scj, e com o sentimento de que todos os presentes voltaram para a sua cidade com muita energia para fazer a pastoral do empreendedor crescer e chegar a mais pessoas, cumprindo com seu propósito de ser a presença de Jesus no meio dos empreendedores.

Para mais informações: [email protected]

 

*Escrito por Patricia Maria, assessora de comunicação da Pastoral do Empreendedor.

Compartilhe: