Paróquia Santo Antônio oferece atendimento médico e psicológico à paroquianos e aos moradores do bairro

A Paróquia Santo Antônio, do bairro Árvore Grande em Sorocaba, oferece um serviço social aos seus paroquianos e aos moradores dos bairros mais próximos: além da Farmácia Comunitária, são prestados atendimentos médicos e psicológicos para quem não tem convênio ou depende de fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde).

Todos os atendimentos devem ser previamente agendados e acontecem 1 vez ao mês. Esse trabalho teve início em 2018 com uma médica endocrinologista.

São oferecidas consultas nas seguintes especialidades: Endocrinologia; Cardiologia; Clínica Geral; Radiologia (Exames de Ultrassom) e Psicologia.

A iniciativa veio de um projeto idealizado para acolhimento aos menos favorecidos que necessitam de atendimento médico e não tem convênio, ou que ficam por longos períodos à espera na rede pública para consulta com um especialista e exames de ultrassonografias, por exemplo, tendo como público alvo os moradores do bairro.

 

Atendimento psicológico uma vez por semana

As terapias são realizadas uma vez por semana – todas as terças-feiras – com 7 psicólogos em atendimento. O tratamento psicológico conta com 12 sessões, tendo possibilidade de se estender por mais tempo se o profissional achar necessário.

Todos os pacientes que passam por terapia, fazem a doação de alimento que é destinado a Pastoral da Promoção Humana da paróquia.

No dia 27 de abril foi realizada também a Campanha contra a Gripe, em parceria com uma clínica que forneceu as vacinas pela metade do custo. Foram vacinadas 98 pessoas que não entram no grupo de risco do SUS (idosos a partir de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos) e não tem direito a vacina gratuita.

 

Farmácia Social

Na Farmácia Social podem ser encontrados medicamentos para pressão, controle de diabetes, anti-inflamatórios, antibióticos, diuréticos, doenças respiratórias, etc. O público alvo também são as pessoas que não tem condições de comprar os medicamentos, que não são cobrados: basta levar a receita atualizada. Se estiver disponível na farmácia a pessoa já pode levar para casa.

Quem cuida da farmácia é o casal Denis e Elisângela, que também se disponibiliza a prestar assistência farmacêutica a quem tem algum tipo de dúvida. “Nosso trabalho se iniciou em 2011, depois que a Elisângela e eu fizermos o ECC. Quando soubemos que fecharia por falta de responsável técnico, aquilo me tocou e não deixei o serviço acabar. Assumi a responsabilidade desde então”, comenta Denis.

O funcionamento da farmácia acontece aos sábados das 8h às 9h.

 

SERVIÇO
Informações sobre agendamento:
Telefone: (15) 3227.5979 – secretaria paroquial.

Com a colaboração de Larissa Campos – Pascom Santo Antônio.

Compartilhe: