Paróquia Nossa Senhora da Piedade promove peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Coreia

Neste dia 19 de setembro de 2018, dia histórico em que a Coreia do Sul e a Coreia do Norte dão passos concretos para paz e declaram uma nova era na península coreana, a imagem de Nossa Senhora da Coreia, entregue à Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Éden), visitou a Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós, do Condomínio Portobello. Neste encontro da comunidade foi rezado o Ofício Divino das Comunidades pela paz com o terço.

Entre os compromissos firmados, a Coreia do Norte se comprometeu a fechar uma base de testes de mísseis e uma base nuclear – o governo norte coreano se comprometeu em ir a Seul, capital sul coreana, a primeira vez que um líder do norte oficialmente na capital do sul, desativar postos de guarda nas fronteiras até novembro cessar todas as manobras militares, possibilitar novos lugares de encontros das famílias separadas pela fronteira e também sediar em conjunto as Olimpíadas de 2032.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Coreia e o terço com relíquia de mártires coreanos vem acontecendo na paróquia desde a realização da Jornada de Oração pelas Coreias em 26 e 27 de julho deste ano que contou com a presença do Pe. Daniel Koo, coreano que trabalha na Arquidiocese de São Paulo. O evento foi promovido como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2018 que refletiu sobre a Superação da Violência e também atendendo os constantes convites do Papa Francisco a rezar pelas duas Coreias.

O objetivo é sempre rezar pela paz e assim viver a Cultura da Paz buscando superar toda violência e, a peregrinação da imagem tem continuado a reflexão iniciada na quaresma, na Campanha da Fraternidade.

O itinerário da imagem até o momento foi o seguinte:

26 de julho de 2018 – Chegada da imagem de Nossa Senhora da Coreia e do terço com relíquia dos mártires na Eucaristia de abertura da Jornada de Oração pelas Coreias com o Pe. Daniel Koo – a Eucaristia aconteceu no Centro Social e foi presidida pelo pároco Pe. William Fantim Coimbra.

27 de julho de 2018 – Oração do Terço com o Padre Daniel – Visita da Imagem de Nossa Senhora da Coreia à Comunidade São Miguel.

27 de julho de 2018 – Oração do Terço com o Padre Daniel – Visita da Imagem de Nossa Senhora da Coreia à Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

27 de julho de 2018 – Ofício Divino das Comunidades pela Paz com Eucaristia na Comunidade Imaculada Conceição, no Residencial Altos de Sorocaba, presidido pelo Pe. Daniel Koo.

27 de julho de 2018 – Pe. Daniel entrega a imagem e o terço ao casais Edmur e Meire, Lane e Claude na Eucaristia de encerramento da Jornada de Oração pelas Coreias na Comunidade Kolping.

02 de agosto de 2018 – Visita da imagem e do terço à Comunidade São Judas Tadeu. Oração do Terço.

15 de agosto de 2018 – Solenidade de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da Arquidiocese de Sorocaba – Visita da imagem e do terço à Comunidade São Benedito. Oração do Terço.

22 de agosto de 2018 – Visita da imagem e do terço à Comunidade Maria de Nazaré. Oração do Terço.

31 de agosto de 2018 – Visita da imagem e do terço à Comunidade Santo Expedito. Oração do Terço.

05 de setembro de 2018 – Visita da imagem e do terço ao Grupo de Dança Circular no Centro Social. Oração do Terço.

05 de setembro de 2018 – Visita da imagem e do terço à Comunidade São Camilo e o terço foi presidido pelos seminaristas Jean, Bruno e Lucas.

19 de setembro de 2018 – Visita da imagem e do terço à Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Ofício Divino das Comunidades pela Paz e o terço.

Até que a imagem de Nossa Senhora da Coreia seja entronizada na igreja Nossa Senhora da Piedade, sede da paróquia, ela irá percorrer as 20 comunidades que a compõem e também outros organismos paroquiais, sempre rezando e promovendo a cultura da paz.

Colaboração: Éder Aono.