Paróquia Nossa Senhora da Piedade entroniza Imagem de Nossa Senhora da Coreia

Atendendo ao convite do Papa Francisco que por diversas vezes pediu que o mundo rezasse pelas Coreias, pela reconciliação desta nação separada pela fronteira e pelos abismos sociais criados ao longos desses anos de divisão, e também atendendo o apelo da Campanha da Fraternidade de 2018 que refletiu a superação da violência, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Éden, realizou nos dias 26 e 27 de julho do ano passado a Jornada de Oração pelas Coreias. Ao término da jornada Pe. Daniel Koo deixou como presente à comunidade uma imagem de Nossa Senhora da Coreia e também um terço com relíquia dos mártires. Essa pequena imagem e o terço desde então peregrinaram pelas 21 comunidades e diversos organismos eclesiais da paróquia.

Até que então, no dia 17 de fevereiro, com a presença da comunidade coreana que reside em São Paulo, com seu pároco Pe. Paulo junto com o Pe. Daniel, e também o pároco da paróquia Pe. William Coimbra, uma imagem de Nossa Senhora Coreia foi entronizada na igreja mãe da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, na Celebração Eucarística das 19h.

Foi um bonito momento de recordar toda peregrinação e os ricos momentos de oração pela reconciliação das Coreias. Foi momento de uma vez mais rezar pela paz na península coreana e também pelo Brasil. A Eucaristia foi presida pelo Pe. Daniel. Logo no início da celebração o pároco acolheu a comunidade coreana que veio visitar a paróquia e também os padres visitantes. Depois, cantando em coreano a comunidade coreana trouxe em procissão as imagens da Virgem da Coreia e o terço.

Na reflexão feita em coreano pelo Pe. Paulo, logo depois traduzida pelo Pe. Daniel para o português, o sacerdote aproveitou o momento para agradecer a comunidade pelas orações por estas duas nações ainda separadas pela fronteira em Norte e Sul.

No final da missa Pe. Paulo entregou uma nova imagem à paroquia – esta ficará entronizada na igreja e a outra será peregrina pelas comunidades, levando a rezar sempre mais pela paz. Depois a abençoou e o Pe. Daniel a entronizou na igreja no altar para ela preparado.

O último ato foi a oração preparada pra este momento: “Querida Mãe de Deus, intercede por este povo que aqui te venera como Virgem Mãe da Piedade e hoje lhe dedica um espaço para contemplar-te como Mãe do povo coreano, ainda separado não só como duas nações, mas pelos abismos que esses longos anos criaram. Que aqui, tua pequena imagem possa espalhar as bênçãos e graças que nos vem do Deus da Vida, que aqui as pessoas possam buscar a paz tão sonhada por todos os povos, aqui as pessoas venham encher suas mãos de sementes da justiça para espalhar pelo mundo. Aqui teu Filho, Príncipe da Paz, cure os corações feridos e teu povo ouça tua voz: “Façam tudo o que Ele vos disser”. Querida Mãe, intercede por nós junto ao Emanuel, como fizestes nas bodas de Caná e caminha conosco até a eternidade. Amém!”.

Colaboração: Éder Aono – Paróquia Nossa Senhora da Piedade.