Papa Francisco preside Missa de encerramento da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Encerrou-se este domingo, 28 de outubro, com a Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Missa conclusiva do Sínodo dos Bispos presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro (ANSA)

“Ser testemunhas de Jesus, não doutrinaristas ou ativistas”

“Obrigado pelo vosso testemunho. Trabalhamos em comunhão e com ousadia, com o desejo de servir a Deus e ao seu povo. Que o Senhor abençoe os nossos passos, para podermos escutar os jovens, fazer-nos próximo e testemunhar-lhes a alegria da nossa vida: Jesus. Gostaria de dizer aos jovens, em nome de todos nós, adultos: desculpai, se muitas vezes não vos escutamos; se, em vez de vos abrir o coração, vos enchemos os ouvidos”, disse o Papa na Missa deste XXX Domingo do Tempo Comum, celebrada na Basílica de São Pedro, no encerramento do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens. Cerca de sete mil pessoas participaram da celebração.

Na homilia, o Pontífice concentrou-se no Evangelho do dia, que nos traz o episódio da cura do cego Bartimeu feita por Jesus, do qual em sua reflexão propôs algumas indicações aos padres sinodais e aos jovens para o caminho de fé da Igreja.

Três passos fundamentais no caminho da fé: Bartimeu é o último que segue Jesus ao longo do caminho: “de mendigo na margem da estrada para Jericó, torna-se discípulo que vai juntamente com os outros para Jerusalém. Também nós caminhamos juntos, ‘fizemos sínodo’ e agora este Evangelho corrobora três passos fundamentais no caminho da fé”: escutar, fazer-se próximo e testemunhar, apontou o Santo Padre.

Sínodo sobre os Jovens: o que diz o Documento Final

Documento Final do Sínodo na mão de uma auditora (Vatican Media)

Três partes, 12 capítulos, 167 parágrafos, 60 páginas: assim se apresenta o documento final da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O texto foi aprovado na tarde de 27 de outubro na Sala do Sínodo. O documento foi entregue nas mãos do Papa, que então autorizou a sua publicação.

É o episódio dos discípulos de Emaús, narrado pelo evangelista Lucas, o fio condutor do Documento Final do Sínodo dos Jovens. Lido na Sala alternando vozes do relator geral, cardeal Sérgio da Rocha, e os secretários Especiais, padre Giacomo Costa e padre Rossano Sala, juntamente com Dom Bruno Forte, membro da Comissão para a Redação do texto, o documento é complementar ao Instrumentum laboris do Sínodo, do qual toma a subdivisão em três partes.

Acolhido com aplausos, o texto – disse o cardeal Sérgio da Rocha – é “o resultado de um verdadeiro trabalho de equipe” dos Padres Sinodais, juntamente com os outros participantes no Sínodo e “em modo particular os jovens.” O Documento, portanto, recolhe as 364 formas, ou emendas, apresentadas. “A maior parte delas – acrescentou o Relator geral – foi precisa e construtiva”. Todos os parágrafos do texto foram aprovados com pelo menos dois terços dos votos.

Delegação brasileira no Sínodo (Jovens Conectados)

Dom Vilsom Basso faz colaboração importante para o Documento Final do Sínodo

A participação brasileira no XV Sínodo dos Bispos foi de grande contribuição para a elaboração do documento final, que norteará o mundo todo para os trabalhos com a juventude a partir de agora.

O Parágrafo 119 foi elaborado com a íntegra da emenda feita por Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e bispo de Imperatriz/MA, que afirmou que precisava ser colocado que “a Igreja Católica faz opção pelos jovens. E essa opção requer tempo, pessoas e recursos financeiros”. Com isso, Igreja afirma o jovem como sua opção.

O dom do Papa aos participantes do Sínodo

Por fim, como recordação do Sínodo dos Jovens, o Santo Padre deu a todos os participantes uma placa de bronze, com um baixo-relevo representando Jesus e o jovem discípulo amado. É uma obra do artista italiano Gino Giannetti, cunhada pela Casa da Moeda do Estado da Cidade do Vaticano, emitida em apenas 460 exemplares.

Com informações de Jovens Conectados e Vatican News.