Papa aceita renúncia de dom Otacílio Luziano da Silva ao governo pastoral da diocese de Catanduva, em São Paulo

O papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 10, o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Catanduva (SP) apresentado por dom Otacílio Luziano da Silva.

Na mesma data, foi nomeado como administrador apostólico, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo emérito de Sorocaba (SP).

Natural de Maracaí (SP), dom Otacílio nasceu em 31 de outubro de 1954. Foi ordenado em 06 de dezembro de 1987, na cidade de Assis (SP). Estudou Filosofia na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambas as instituições em Marília (SP). Dom Otacílio é pós-graduado em Parapsicologia.

Antes de ser nomeado bispo, em 21 de outubro de 2009, foi vigário geral da diocese de Assis, reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília, e membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio dos Consultores da diocese de Assis por duas vezes.

Bispo de Catanduva desde 17 de janeiro de 2010, dom Otacílio escolheu como lema “Revesti-vos da caridade”. Em sua trajetória como pastor, foi responsável pela Pastoral Carcerária entre 2014 e 2016. Em nota assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou gratidão a dom Otacílio e preces por uma “serena emeritude”.

Leia na íntegra:

Nota de agradecimento da CNBB a dom Otacílio Luziano da Silva

Brasília, 10 de outubro de 2018

Prezado Irmão, dom Otacílio Luziano da Silva.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, a notícia de que o Santo Padre, Papa Francisco, acolheu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Catanduva (SP). Neste momento, trazemos nossa palavra de gratidão ao senhor e as nossas preces por uma serena emeritude.

Lembramos uma palavra do Papa Francisco, pronunciada na oração do Ângelus, em dezembro do ano passado, referindo-se a Deus Pai: “Ele, de fato, é muito generoso conosco, e nós somos enviados a reconhecer sempre seus benefícios, o seu amor misericordioso, a sua paciência e bondade, vivendo assim em um incessante agradecimento”.

Seu lema episcopal também nos inspira: “Revesti-vos da caridade”. Na mensagem do Apóstolo Paulo presente na Carta aos Colossenses encontramos essa expressão chamando à união, na perfeição, com a seguinte continuação: “Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos” (Cl 3,15).

Nosso abraço fraterno.

Em Cristo,