Quem Somos

O Jornal Terceiro Milênio é o informativo mensal oficial da Igreja Católica em Sorocaba e Região, vinculado à Arquidiocese de Sorocaba, que é composta por 12 cidades, sendo elas: Sorocaba, Votorantim, Tietê, Cerquilho, Jumirim, Porto Feliz, Boituva, Iperó, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Piedade e Tapiraí. É distribuído gratuitamente em todas as missas na primeira semana de cada mês.

A edição impressa nos moldes de hoje iniciou-se em Agosto/Setembro de 1997 quando circulou a edição de número 1, com distribuição bimestral e seis páginas sob a responsabilidade do Padre Wilson Roberto da Silva. A partir de fevereiro de 1999 passou a ser mensal e atualmente está no ano 19 e apresentando-se com 16 páginas coloridas e tiragem de 21.000 exemplares.

3-Capa da edição de número 1 do informativo oficial da Arquidiocese de Sorocaba: nascia o Terceiro Milênio.

Com sede na própria Arquidiocese, atua na área de comunicação envolvendo site e redes sociais, além da edição impressa. O objetivo principal é informar os leitores sobre as atividades realizadas nas paróquias como novenas, festas do padroeiro e demais eventos convidando-os a participar ou registrando os acontecimentos. A “Palavra do Pastor” traz a mensagem do arcebispo ao povo de Deus, destacando um tema atual e importante para a formação dos fieis. Já os articulistas comentam fatos do dia a dia visando à reflexão, como o “Falando de Deus”.

Notas & Notícias’, o precursor do Terceiro Milênio

Nos arquivos do Terceiro Milênio encontra-se um pouco da pré-história da Comunicação na Arquidiocese de Sorocaba. Dom José Melhado Campos, segundo bispo diocesano, sagrado Bispo de Lorena em 17 de Julho de 1960, destacou-se na questão cultural e como membro da Academia Sorocabana de Letras, ocupando a cadeira de número 25, tinha verdadeira paixão pela Comunicação e em 8 de dezembro de 1960 faria circular a edição inaugural do informativo “Correio Diocesano” que trazia na capa sua foto em destaque e a homenagem: “Este jornal nasceu do dinamismo idealizador de S. Exa. como seu fundador. A direção lhe presta filial homenagem”. Tratava-se de um informativo semanal com quatro páginas, que logo conquistou grande número de assinantes na cidade de Lorena/SP.

Uma das edições do ‘Notas & Notícias’.

Inicialmente datilografado e em duas páginas, reproduzidas através de um mimeógrafo, o informativo “Notas e Notícias” estreava sua primeira edição em 31 de março de 1971. A equipe responsável era coordenada pelo então Padre Aldo Vannucchi, tendo como Jornalista Responsável Geraldo Bonadio, secretária Maria Lúcia Fiuza, e o denominado Departamento de Mimeografia estava sob os cuidados da Senhora Odete da Silva Bonadio, e ainda a Irmã Maria Elisabete Vieira que coordenava a Catequese. O informativo possuía quatro páginas e era distribuído semanalmente, depois passou a 15 páginas com circulação mensal e trazia as informações de todos os organismos vivos e atuantes na Diocese por aquele tempo.

Nos arquivos consta o período de 1971 a 1985 e nas últimas edições a equipe responsável tinha como Diretor o Arcebispo Dom José Lambert, Redator Padre Ricardo Dias Neto e a Elaboradora Leni Barbo.

No noticiário encontram-se notas curiosas, como a página 5 do “Notas e Notícias” edição número 10 de Outubro de 1976, que traz o título “Missa do Cadáver”, fazendo referência a uma Missa celebrada pelo Bispo Dom José Melhado Campos e seu Auxiliar Dom Amaury Castanho, na Capela da Faculdade de Medicina de Sorocaba, em sufrágio das almas dos indigentes, cujos corpos estavam à disposição dos futuros Médicos e Dentistas para sua preparação funcional.