Noticias

Diácono João Paulo é ordenado presbítero

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte acolheu mais uma ordenação presbiteral: neste 1º de julho de 2018, o diácono João Paulo Cardoso recebeu pela imposição das mãos de Dom Julio Endi Akamine SAC o segundo grau do Sacramento da Ordem, tornando-se presbítero. A data também marca a celebração da solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos com a mudança para a liturgia de domingo. Como lema para a ordenação presbiteral, João Paulo escolheu: “Levanta-te depressa. Cinge-te e calça tuas sandálias (At 12, 7-8)”. 

pag 8_5010O agora neo sacerdote é filho de Antonio Miranda Cardoso e Maria Inês Cardoso, nascido em 19 de março de 1983 na cidade de Congonhinhas,...

Leia mais

Presidência do Regional Sul 1 se reúne para preparar Assembleia das Igrejas

Em outubro de 2018, acontecerá, em Roma, o XV Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado por Papa Francisco, com o tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O Sínodo é uma propícia oportunidade para ver e conhecer a realidade juvenil, ouvir seus clamores, inquietações, sugestões, esperanças e tornar realidade o apelo de conversão pastoral, com vistas a uma pastoral missionária e uma Igreja ‘em saída’, que seja sal da terra, luz do mundo e sinal do Reino de Deus.

Com este espirito, a presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (02/07), na sede do Regional, em São Paulo, para preparar a próxima Assembleia das Igrejas Particulares, que acontecerá nos dias...

Leia mais

Papa Francisco: glória e cruz sejam inseparáveis

"Contemplar a vida de Pedro e a sua confissão significa reconhecer as tentações que acompanham a vida do discípulo. Como Pedro, seremos sempre tentados pelos 'sussurros' do maligno", disse o Pontífice na missa na Solenidade dos Santos apóstolos Pedro e Paulo.

O Santo Padre presidiu na manhã desta sexta-feira (29/6), na Praça de São Pedro, à solene celebração Eucarística por ocasião da Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Veja um trecho aqui.

Durante a cerimônia, o Papa entregou os Pálios sagrados aos 30 Arcebispos Metropolitanos nomeados durante o último ano, entre os quais um brasileiro: Dom Airton José dos Santos, arcebispo de...

Leia mais

A Palavra do Pastor: Como se forma um Dogma?

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

A fé não é uma realidade estática; ela é dinâmica o que faz com que a Igreja cresça junto com a compreensão e com a prática da Palavra de Deus. Ora, para garantir um crescimento fiel e aderente à Palavra de Deus, o Magistério desempenha um papel importante.

Magistério é o termo técnico usado para indicar o ensino da Palavra de Deus feito com autoridade. A autoridade de ensinar em nome de Cristo vem do próprio Cristo e é sustentada também pelo Espírito Santo. De fato, foi o próprio Cristo que confiou aos apóstolos o encargo de ensinar todos os povos na escola do Evangelho.

Para todo...

Leia mais