Padre William e padre José Antônio terão novas paróquias em 2018

Foi em 2007 que o Arcebispo Dom Eduardo surpreendeu o Padre José Antônio Leite de Oliveira, então pároco da Nossa Senhora de Fátima – Vila Melges, ao convidá-lo para ser o Reitor do Santuário de Aparecidinha e do Seminário Arquidiocesano São Carlos Borromeu, um desafio duplo que o Padre Zé, como é carinhosamente chamado, aceitou. Segundo ele, foram 10 anos maravilhosos, de muita dedicação e serviço trabalhando na formação dos novos sacerdotes da Arquidiocese. Para ele, valeu a pena embora tenha deixado para trás muitas coisas, sua paróquia, e principalmente a sua mãe com quem sempre morou por muitos anos de sua vida. “Por um bem maior eu fiz este esforço e tenho certeza de que valeu a pena e foram dez anos em que aprendi muito mesmo, sobretudo de paciência, misericórdia e compreensão, estar à frente da formação para mim foi um trabalho maravilhoso e agora vem a expectativa de ir para Cerquilho, onde a São José será com certeza um novo aprender para mim”.

pag 13_Padre José AntonioPadre José Antônio afirmou que neste tempo em que esteve à frente do Seminário e ao mesmo tempo da Paróquia Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a maior dificuldade é ser ao mesmo tempo Reitor e Pároco. “Quando a gente exerce as duas funções, não conseguimos dar atendimento aos dois lados e a prioridade sempre tem que ser mais a formação, pois esses meninos serão os futuros presbíteros da nossa Igreja. Então você não consegue dar atendimento adequado, tem que se desdobrar ao máximo, mas não consegui dar meu cem por cento como pároco, em virtude dessa circunstância”.

Cerquilho será para ele um agradável recomeço. “Vou voltar a ser somente pároco e quero dedicar todo meu tempo ao povo. Sei que vai ser uma experiência nova, que haverá algumas dificuldades, mas não grandes, porque é uma readaptação, povo novo, uma realidade totalmente diferente de Aparecidinha e Nossa Senhora de Fátima. Tenho essa expectativa de poder trabalhar para um povo novo e poder trabalhar sempre em nome de Deus”, concluiu Padre José Antônio que toma posse dia 28 de janeiro às 19h.

“O Diálogo com o mundo moderno exige mais do Sacerdote”

Afirma Padre Wiliam de Almeida, que em 2018 assume como novo Reitor do Seminário de Aparecidinha, em lugar do Padre José Antônio, que o substitui em Cerquilho. Ele recebeu o convite há alguns meses, feito por Dom Julio e atendendo a necessidade da Igreja assumiu mais essa Missão, deixando a Paróquia São José.

Entre outros desafios que estão presentes na formação dos futuros sacerdotes, um deles Padre William admite e tem plena consciência. “Hoje a formação pede do sacerdote mais do que pedia há algum tempo atrás, no sentido do diálogo com o mundo moderno e com as ciências. O jovem sacerdote, o jovem seminarista, deve sem sombra de dúvida ser formado para este mundo com a capacidade de dialogar com as diversas ciências, e o padre não pode estar aquém dessa formação e deste diálogo, senão a Igreja será tida como uma instituição arcaica, o que não é verdade, mas o padre deve ser formado neste contexto de diálogo com a modernidade e sobretudo com as ciências, para perseverar em sua vocação”, diz Padre William.

pag 13_Padre WilliamSobre a nomeação, ele disse estar muito feliz e que vai assumir este trabalho com a ajuda de todo clero e contando sempre com a oração de todos. “Eu fui muito feliz em Cerquilho ao longo desses sete anos e assumo agora esse desafio do Seminário e também do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que é um Santuário precioso, e quero também, com a medida das minhas forças e com a Graça de Deus estar presente”. Padre William é também Diretor Administrativo da Santa Casa de Misericórdia, trabalhando com o Padre Flávio e se prepara para ser o Diretor do Instituto de Teologia João Paulo II a partir de 2019.

Nascido em 31 de Janeiro de 1984, Padre William, com apenas 33 anos de idade vem dedicando toda sua juventude a serviço da Igreja. Em 3 de Maio de 2009 era ordenado sacerdote passando por Votorantim, nas paróquias Nossa Senhora Consolata e São José e, foi para Cerquilho em 2010 onde permaneceu até dezembro de 2017. Ele toma posse em Aparecidinha também dia 28 de janeiro às 8h.

Não existem comentários.