Mais um Diácono a caminho do sacerdócio

Grande alegria e emoção tomaram conta da paróquia Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra no dia 16 de dezembro, por ocasião da celebração eucarística presidida por Dom Julio Endi Akamine, na qual impôs as mãos e ordenou diácono transitório para a Igreja de Sorocaba o então seminarista João Paulo Cardoso, sob o olhar de centenas de fiéis que lotaram a Igreja Matriz de Araçoiaba, de seus familiares e de diversos presbíteros e diáconos de nossa Arquidiocese.

pag 9_ordenação João Paulo_1

Após a proclamação do Evangelho, deu-se início ao rito de ordenação, quando o Diácono Gerson chamou pelo nome o Eleito do meio da comunidade. Em seguida Pe. José Antônio, Reitor do Seminário Arquidiocesano, pediu a Dom Julio que acolhesse o Eleito para a Ordem do Diaconato, atestando sua aptidão para receber o ministério. Na homilia, Dom Julio destacou a alegria, celebrada no III Domingo do Advento pela proximidade do Natal do Senhor; alegria que não é sinônimo de meras euforias externas, mas que brota do Evangelho e habita no íntimo do coração humano. É esta alegria que deve permear a vida dos que assumem o ministério ordenado na Igreja. Retomando na reflexão o Evangelho do dia, enalteceu a vida e o testemunho de São João Batista que se dá na humildade de quem diminui para que o Cristo cresça e reine, tal como deve ser o exercício do serviço diaconal.

Fotos: Solange de Lourdes Antunes.

Após a homilia, Dom Julio interrogou João Paulo publicamente sobre seus propósitos de assumir este serviço por livre e espontânea vontade e de prometer-lhe obediência. Em seguida, com o Eleito prostrado em sinal de total entrega a Deus, Dom Julio convidou para que toda a assembleia pedisse a Deus pelo futuro diácono, por intercessão de Todos os Santos com o canto da Ladainha. Já de joelhos, o eleito recebeu de Dom Julio a imposição das mãos que em seguida proferiu a oração consecratória, a partir do que se tornou o mais novo diácono da Igreja de Sorocaba. Recebeu as vestes diaconais, trazidas por seus pais, das mãos do Padre Carlos Alexandre e de alguns colegas diáconos. Após receber das mãos de Dom Julio o Livro dos Evangelhos, o Neo Diácono João Paulo fora acolhido pelo Arcebispo com um caloroso abraço.

Após o rito de ordenação, a celebração eucarística transcorreu normalmente. No final, Pe. Carlos Alexandre leu a provisão com a qual Dom Julio nomeia o diácono João Paulo para exercer o ministério diaconal junto ao Povo de Deus da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Araçoiaba da Serra. O Diácono João Paulo Cardoso é filho de Antônio Miranda Cardoso e Maria Inês Cardoso.

Não existem comentários.