Events and news

Formação: A espiritualidade da Quinta-feira Santa

Eis que começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a Vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado, o sofrimento e o inferno. Este é o dia em que a Igreja celebra a instituição dos grandes Sacramentos da Ordem e da Eucaristia. Jesus é o grande e eterno Sacerdote, mas quis precisar de ministros sagrados, retirados do meio do povo, para levar ao mundo a Salvação que Ele conquistou com a Sua Morte e Ressurreição.  Jesus desejou ardentemente celebrar aquela hora: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer.” (Lc 22,15).  Na celebração da Páscoa, após instituir o Sacramento da Eucaristia, ele disse aos discípulos: “Fazei isto em memória...

Leia mais

Formação: Por que esta Semana é Santa?

Na Semana Santa, a Igreja Católica celebra os mistérios da salvação, levados a cumprimento por Jesus Cristo nos últimos dias de Sua vida, a começar pelo Seu ingresso messiânico em Jerusalém. O tempo da Quaresma, o período de 40 dias, cujo início é na Quarta-feira de Cinzas, continua até a Quinta-feira Santa. A partir da Missa Vespertina da Quinta-feira (“in Cena Domini”/Ceia do Senhor) inicia-se o Tríduo Pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da Paixão do Senhor” e o Sábado Santo. E tem o seu ápice na Vigília Pascal e no Domingo da Ressurreição.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que une num todo o triunfo real de Cristo e o anúncio...

Leia mais

Celebração de Ramos no Divino

Presidida pelo Pároco Padre Paulo Severino Malzone, a tradicional Missa de Ramos no Largo do Divino teve início as oito horas no Lar dos Velhinhos onde foi realizada a bênção dos ramos e proclamado o evangelho da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Depois   seguiu em procissão com ótima participação dos Fiéis até a Igreja Matriz onde o Padre Paulo em sua homilia explicou o sentido e o significado dessa Celebração que abre a Semana Santa onde a Igreja celebra o Tríduo Pascal: Paixão, morte e  Ressurreição do Senhor.

(Matéria produzida por Rosa -PASCOM Divino)

...
Leia mais

Jovens brasileiros entregam símbolos da JMJ a poloneses

Ao final da Missa de Ramos neste domingo, 13, no Vaticano, jovens brasileiros entregaram a jovens poloneses os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A entrega aconteceu momentos antes da oração mariana do Angelus com o Papa Francisco.

Em suas palavras antes da oração, Francisco saudou as delegações do Rio de Janeiro, cidade sede da JMJ realizada em 2013, e de Cracóvia (Polônia), que sediará o evento em julho de 2016 com o tema “Bem aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”. Cada delegação estava acompanhada por seu arcebispo, respectivamente Cardeal Orani João Tempesta e Cardeal Stanisław Dziwisz.

O Santo Padre recordou que há 30 anos o Papa João Paulo II confiou a cruz aos...

Leia mais