Encontro dos Presbíteros da Sub-Região acontece em Sorocaba

Teve início na segunda-feira, 27 de agosto, o Encontro dos Presbíteros da sub-Região de Sorocaba na Casa de Retiros e Eventos São José – compõem a sub-Região/Província de Sorocaba, as dioceses de Itapetininga, Jundiaí, Registro, Itapeva e a Arquidiocese de Sorocaba. Dom Julio Endi Akamine SAC presidiu a Santa Missa, que foi também concelebrada por Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí; Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior MSC, bispo de Registro, e, Dom José Luiz Bertanha SVD, bispo emérito de Registro. Em suas palavras iniciais Dom Julio acolheu os sacerdotes presentes.

O tema é “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e o lema “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães (At 20,28)”. O Encontro se encerrará nesta quinta-feira, dia 30.

Após a celebração eucarística, Dom Bertanha SVD, partilhou com os padres sobre a Missão Ad Gentes. O bispo emérito de Registro está à frente da organização e estruturação da Missão Pemba, na África, missão esta originária do coração dos bispos do Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da CNBB, em 2017. A Missão Ad Gentes é um decreto que trata da atividade missionária da Igreja e sua vocação para anunciar o Cristo a todos os povos.

No segundo dia de atividades os padres participaram da Santa Missa que foi presidida por Dom Manoel MSC. Ainda no período da manhã foram realizadas duas exposições com os temas “Quem é o Presbítero?” e “Qual é a sua espiritualidade”. Na parte da tarde, uma breve reflexão em grupos sobre os temas abordados e logo após participam da Celebração Mariana com a oração das Vésperas.

Segundo Pe. Sirlei de Oliveira, representante do Presbitério de Itapetininga, o encontro é todo pautado nos temas abordados no Encontro Nacional de Presbíteros que aconteceu em Aparecida/SP neste ano. Do clero de Sorocaba participam padre Dirceu, padre Manoel, padre Rubens, padre Isac, padre William Coimbra, padre Inácio, padre Márcio e Dom Julio.

Com informações da Diocese de Itapetininga.