Deus nos ensina… Deus nos ensina todos os dias!

Bem, Jesus continua presente hoje, verdadeiramente, em diversas dimensões, e uma delas é o necessitado, como ele sempre deixou claro. “Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.” (Mt 25,45). Atualmente há um necessitado de que nos esquecemos muito: aqueles que necessitam de nossos ensinos e nossos exemplos. Por isso a nossa missão em ensinar os que necessitam do ensino.

Há o ensino das ciências da vida, desde a alfabetização até a consciência de mundo, nas Ciências e nas Artes, na Filosofia e nas Profissões. Deus abençoa os professores, cristãos ou não, mas sérios e imbuídos nas suas certezas de que estão construindo pessoas e seus valores. E há o ensino da presença de Deus nas nossas vidas, e neste quesito estamos todos nós, todos os que valorizam em suas vidas a presença de Deus, em Jesus Cristo, pelo Espírito Santo.

Uma das obras de misericórdia espiritual é “instruir os que não sabem”.  Instruir não é simplesmente transmitir conhecimentos, é também corrigir os que erram, ensinar os valores do Evangelho, formar na doutrina e nos bons costumes éticos e morais. A história da salvação é, sem dúvida, uma instrução contínua e ininterrupta da parte de Deus para com a humanidade. Deus se revela e instrui o povo pelos patriarcas, profetas e, plenamente, em Jesus Cristo.

Com muita dificuldade o ser humano é chamado a compreender os desígnios de Deus, porém nem sempre consegue. O próprio Jesus Cristo escolheu pessoalmente doze homens, para que os pudesse instruir; e, no entanto, já no final de sua convivência, afirma: “Há muitas coisas para vos revelar, mas que não poderias compreender agora; por isso vos mandarei o Espírito da verdade que vos levará à plena verdade.”  (Jo 16, 12-13a)

E há muitos de nós que ficam preocupados em como ensinar, ou o que ensinar. Lhes afirmo algo muito simples: Jesus não falava em Teologia; antes, ensinava junto às situações comuns, do todo-o-dia. Usava das linguagens simples, em analogias simples. Era a época pastoril, com pastores, lobos e ovelhas. Era a época da agricultura, com uvas, trigo, sementes, épocas do ano. E hoje? Temos novas realidades, no campo e nas cidades. Observe o que ocorre na sua vida, no seu entorno. Observe com os óculos de Deus, e deixe o Espírito Santo entrar em sua consciência e sua inteligência. Rapidinho você perceberá Deus falando para você, ensinando como viver. E, se você tiver oportunidade, transmita esse seu aprendizado para os outros…

É assim que Deus nos ensina hoje: pela Bíblia, pela Igreja, pela Sua presença em nossas histórias, pelos conselhos. É assim, simples mesmo… Basta ficarmos aberto ao milagre da Revelação.

Por: Gilson Delgado

E-mail: [email protected]

Compartilhe: