Comentário ao Evangelho do Dia – 06 de outubro

(06 de outubro – sábado da 26ª semana do TC)

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Os 72 discípulos voltaram eufóricos da missão. Contaram animados a Jesus: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa de teu nome”. O que mais deixou contente os discípulos é a eficácia dos exorcismos em nome de Jesus. Não podemos esquecer que os discípulos tinham tentado em vão fazer o exorcismo em um menino epilético pouco antes do envio (9,37-43). Os 72 discípulos, porém, não relatam nada sobre a resposta das cidades ao anúncio do evangelho. É por isso que Jesus precisa chamar a atenção deles para duas coisas que eles, no seu entusiasmo, acabaram por esquecer.

Satanás foi tirado de seu lugar de domínio. Ele foi derrubado. Como um imperador abatido, ele é arremessado no abismo pela vitória de Jesus Cristo. Graças a essa vitória de Cristo, os discípulos também podem vencer as potências do mal. Somente pela graça vitória de Cristo é que nós podemos vencer o mal e o pecado. Essa é a primeira coisa importante que devemos sempre ter consciência. Não vencemos Satanás por nós mesmos. Ele é vencido pelo “mais forte”, e somente por isso é que somos protegidos de seu domínio maléfico.

Outra coisa importante que Jesus nos faz ver é que não basta submeter o inimigo de baixo, mas é preciso pertencer ao reino de cima. “Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus”. Ter o nome escrito no céu significa não só ser libertado de Satanás, mas de pertencer a Cristo.

Compartilhe: