Almoço do Papa com pessoas pobres será no próximo domingo

A Sala Paulo VI se transformará em um grande refeitório no próximo domingo, no almoço do Papa Francisco com seus 3 mil convidados. Antes da refeição, o Santo Padre presidirá uma Missa na Basílica de São Pedro. “Este pobre grita e o Senhor o escuta” é o lema do II Dia Mundial dos Pobres.

No próximo domingo, 18 de novembro, será celebrado o II Dia Mundial dos Pobres, nascido no final do Jubileu da Misericórdia, por vontade do Papa Francisco. Uma iniciativa, como recordado pelo Santo Padre no Angelus de domingo, de “evangelização, oração e partilha”, que “promove maior atenção às necessidades dos últimos, dos marginalizados, dos famintos”.

Nesta ocasião, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que é responsável pela organização e promoção do evento nas dioceses em todo o mundo, tem coordenado algumas iniciativas para transmitir a preocupação da Igreja, sobretudo em relação àqueles que vivem à margem.

Entre essas iniciativas, o almoço do Papa Francisco com pessoas pobres, após a celebração da Santa Missa presidida pelo Papa na Basílica Vaticana, às 10 horas do domingo, com a participação de cerca de 6.000 pessoas, juntamente com voluntários que os acompanham, além de representantes de várias entidades que se preocupam dessas pessoas necessitadas. A celebração será transmitida pelo Vatican News a partir das 6h55, horário de Brasília.

O almoço do Papa com os pobres

O Santo Padre Francisco convidou cerca de 3.000 pobres para participarem do almoço organizado na Sala Paulo VI, que se transformará em um grande refeitório. A refeição a ser servida será oferecida pela Rome Cavalieri – Hilton Itália, em colaboração com a organização sem fins lucrativos Tabor.

O Papa se sentará à mesa com os pobres, compartilhando com eles um momento informal, na maior simplicidade. Este momento de convívio terá lugar simultaneamente nos refeitórios de muitas paróquias, universidades, realidades assistenciais e associações de voluntariado que aderiram à iniciativa, como a Caritas, a Comunidade de Santo Egídio, Legionários de Cristo, Círculo de São Pedro, Colégio Leoniano, Convitto Lateranense Beato Pio IX, Universidade Europeia de Roma, Regina Apostolorum, Instituto Villa Flaminia e a ACLI de Roma.

Também neste ano, está sendo repetida a experiência do Posto de saúde Solidário, iniciativa que quer oferecer atendimento gratuito a todos os necessitados, que normalmente teriam muitas dificuldades para acessá-lo.

Em Sorocaba

Na Paróquia Santo Antônio – Árvore Grande será realizado o “Dia do Pobre”, conforme instituído pelo Papa Francisco, no dia 18 de novembro no Centro de Pastoral a partir das 8h. As pessoas necessitadas poderão tomar café, banho e troca de roupa, ganharão material de higiene pessoal, toalha de banho, corte de cabelo, barba e manicure. O dia se encerra com um belo almoço. Quem puder doar itens de higiene pessoal (desodorante, escova de dente, pasta de dente, sabonete e cortador de unha), toalhas de banho e roupas, pode entregar na paróquia. Informações na secretaria com Márcia pelo 3227-5979.

Com informações de Vatican News.